SEJAM BEM VINDOS !

BEM VINDOS!

O blog da Escola Municipal Pedro de Souza, tem como objetivo expressar os acontecimentos do nosso dia a dia,sejam dos mais simples aos de grande importância.

" O ESTUDO É A LUZ DA VIDA!

ACESSE O JORNAL PROINFO PEDRO DE SOUZA
http://www.wikijornal.com/proinfo

EMAIL - esc.pedrodesouza@hotmail.com.br

Pesquisar este blog

MAPA

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

AULA TEMÁTICA EM COMEMORAÇÃO AOS 156 ANOS DE CARUARU ENVOLVENDO DO 1º ANO A EJA.


      No período de 13 a 17 de Maio, A Escola entrou no clima de festa e realizou atividades 

em comemoração festiva em homenagem aos 156 anos de emancipação política de Caruaru. 

Durante a semana, professoras em sala.Proinfo e biblioteca, realizaram  aula temática,  

exposição de fotografias antigas da cidade, 

apresentações de trabalhos, cartazes , vídeos,músicas ,hino,bandeira contaram um pouco da 

história da cidade. 



Caruaru- de fazenda a capital

               A princípio Caruaru era uma faixa de terra localizada na área de transição entre o Agreste e Sertão, habitada pelos índios Cariris. Em 1681, o então governador pernambucano Aires Sousa, doou a família Rodrigues de Sá esta área com aproximadamente 30 léguas de extensão, na margem esquerda do rio Ipojuca.
           Só com a vinda do coronel José Rodrigues de Jesus que começou a surgir um pequeno povoado, por meio da construção de sua “Casa Grande” e da capelinha de Nossa Senhora da Conceição. O tempo foi passando e outras construções foram surgindo, e surgindo... Logo de início, o pequeno povoado pertencia a freguesia de Santo Antão, depois, em 1833 passou a fazer parte do município de Bonito, logo mais, pertenceu a Bezerros e depois a São Caetano já na categoria de vila. E no dia 18 de maio de 1857, conseguiu a sua emancipação política, tornando-se a nossa querida Caruaru.
Surgimento do Nome
            Nas proximidades existia um poço profundo que abrigava uma grande quantidade de sapos “cururus”. Ao redor , existia uma vegetação aquática rasteira que se chamava “caruru”. Ao mesmo tempo que uma doença matava o gado, chamada de “caruara”. E pela mistura desses três fatores, a maneira de falar do povo, surgiu o nome de “Caroaru”, com o passar do tempo, Caruaru.































Nenhum comentário:

Postar um comentário