SEJAM BEM VINDOS !

BEM VINDOS!

O blog da Escola Municipal Pedro de Souza, tem como objetivo expressar os acontecimentos do nosso dia a dia,sejam dos mais simples aos de grande importância.

" O ESTUDO É A LUZ DA VIDA!

ACESSE O JORNAL PROINFO PEDRO DE SOUZA
http://www.wikijornal.com/proinfo

EMAIL - esc.pedrodesouza@hotmail.com.br

Pesquisar este blog

MAPA

BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO / BRIGADA LEITORA

A PROFESSORA DE BIBLIOTECA ALINE SALVADOR, REALIZA MEDIAÇÃO DE LEITURA COM A FASE II.


Mediar é tornar a história interessante para o leitor, debatendo, colocando-o na história. 

Pensar a leitura como algo além de decodificação ou atividade escolar para passar de ano? Com certeza se você chegar a ler este texto não pensa assim. Ter a leitura como prática social e a escrita como uma forma de nos mantermos no tempo e espaço não faz perder a importância que a oralidade mantem nas nossas vidas.



http://pedrodesouzaemao8.blogspot.com.br/2012/01/a-professora-de-biblioteca-aline.html



PROJETO PAZ NA ESCOLA COM AS FASES I,II,III E IV


CULMINÂNCIA DO PROJETO PAZ NA ESCOLA


A BRIGADA LEITORA E DA CIDADANIA SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFª ROSELI PENNYCOOK, APRESENTA A COREOGRAFIA SOBRE A PAZ BASEADA NA MÚSICA DE ROUPA NOVA NO PARQUE ECOLÓGICO COM O TURNO DA MANHÃ E A TARDE NA ESCOLA PEDRO DE SOUZA.



MANHÃ
TARDE

TURMAS VENCEDORAS DA GINCANA FOLCLÓRICA DESFRUTAM DE MANHÃ NO PARQUE ECOLÓGICO SEVERINO MONTENEGRO.



Turmas que vencem gincana desfrutam de uma manhã de lazer e Paz no Parque Ecológico Severino Montenegro.  As  professoras do 2º ano Juliana e Andreia do P A A I / 7º ANO "A" E "B" da Escola Municipal Pedro de Souza realizam  varias atividades no  Ambiente, como: Jogos de futebol, lanche coletivo, visita ao lago dos peixes e patinhos, a sementeira etc.


Com quatro hectares de área verde e muitos exemplares da flora, o parque ecológico oferece espaço agradável para a prática de exercícios físicos, assim como para piqueniques. O Parque Ambientalista Severino Montenegro é aberto de terça a domingo, a partir das 7h. Fica na Av. José Rodrigues de Jesus, s/nº, no bairro Indianópolis. A entrada é gratuita.





A BIBLIOTECA APRESENTA: O PARQUE DA BRIGADA
11/10/2012
JOGOS E BRINCADEIRAS ANIMARAM AS TURMAS DO 1º AO 7ºs ANOS.

Parabéns! A todos que contribuíram com mais esse gesto de carinho com nossos alunos e principalmente a Professora Roseli e aos alunos da Brigada Leitora que doaram seu tempo e sua alegria.



A PROFESSORA CRISTINA COM SEUS ALUNOS DO 1º ANO " B" PARTICIPAM DE MEDIAÇÃO DE LEITURA COM A BIBLIOTECÁRIA ALINE SALVADOR


BRIGADA LEITORA E DA CIDADANIA EM AULA PASSEIOESCOLA GIANETE SILVA

Sob orientação da professora Roseli Pennycook

No dia 10 de Agosto A brigada Leitora e da Cidadania realizou sussurros Poéticos na Inauguração da Biblioteca da Escola Municipal Gianete Silva deixando os convidados ainda mais encantados com o evento.





ALUNOS DO TURNO DA TARDE PARTICIPAM DE GINCANA FOLCLÓRICA REALIZA PELO PROJETO DA BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO.

Professores, alunos, coordenadoras e bibliotecárias empenharam-se bastante para o sucesso da Gincana Folclórica que aconteceu no dia 5 e 6 de setembro
Todos os alunos saíram premiados em participar e aprender cada vez mais aproveitando o momento, explorando a riqueza cultural de nosso folclore. A idéia da Gincana Folclórica foi bem recebida pelos professores e alunos, e todos participaram ativamente.
Foram criadas várias provas com o objetivo de promover a integração de todos os trabalhos em equipe, a desenvoltura e a criatividade.                    


folclore é a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração.  
  •   Lendas típicas
  •  Adivinhas
  • Leitura e escrita
  •  Trava-línguas                                  
  •  Lendas da nossa região
  • Danças
  • Comidas típicas
  • Desenhos
TURMAS VENCEDORAS (TARDE)
7º ano "A" Profª Cristiane  Bonfim


P A A I 
PROFª ANDREIA


TURMA VENCEDORAS MANHÃ 2º ANO
PROFª  JULIANA




A Brigada Leitora e da Cidadania em parceria com a oficina de jornal visita o Quilombo de Castainho

No dia 31/08 a Brigada Leitora e da Cidadania em parceria com a oficina de jornal do Programa Mais Educação Monitora Denice Galindo, visitaram o Quilombo Castainho na cidade de Garanhuns, a atividade faz parte do Projeto “ Contos Africanos”Ressignificando a Cultura Africana”. No momento a Brigada realizou  um Festival de Contos Africanos numa escola do Castainho,bem como entrevistas onde aprenderam muito da historia do Quilombo.
Os alunos da oficina do jornal fizeram toda a cobertura do evento.Os alunos aproveitaram para conhecer pontos turísticos da Cidade de Garanhuns. o Relógio das Flores e o Parque Ruber Vander Linden
No período da tarde a Brigada realizou o festival de Contos Africanos numa Escola de Garanhuns CAIC, deixando os alunos e professores encantados.








A BIBLIOTECA APRESENTA BIOGRAFIA DE LUIZ GONZAGA

A biblioteca realiza atividades integradas ao contexto pedagógico em parceria com o PROINFO, a fim de propiciar um maior aproveitamento dos conteúdos aplicados em sala de aula, como a Biografia de Luiz Gonzaga, que foi apresentado também em vídeos.



http://pedrodesouzaemao8.blogspot.com.br/2012/01/biblioteca-monteiro-lobato-apresenta.html



"Livro Retratando Emoções"



A Biblioteca Monteiro Lobato tem por objetivo incentivar a leitura e auxiliar na pesquisa, orientando e aproximando as crianças e adolescentes da informação. Com ações dinamizadoras para disseminação da informação e estímulo a leitura, proporciona aos alunos e educadores um acervo rico, sendo constantemente atualizado.

A biblioteca realiza atividades integradas ao contexto pedagógico, a fim de propiciar um maior aproveitamento dos conteúdos aplicados em sala de aula, como encontros com autores de literatura de cordel, Brigada Leitora, hora do conto, hora da leitura, teatro de fantoches, Mediação de Leitura e exposição de livros em homenagem ao autor do mês Monteiro Lobato. Todos estes projetos visam despertar o gosto e o interesse pela leitura, trazendo as crianças para o mundo mágico do livro.


BRIGADA LEITORA FAZ PRESENÇA NO 2º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO DA UNICEF.



A Brigada Leitora e da Cidadania apresenta suas atividades sobre Meio Ambiente África no Fórum, destacando em especial o "Livro Retratando Emoções", em Parceria com Mais Educação. 



ESTUDO E APRESENTAÇÃO DE LIVROS COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL










ENTREGA DO LIVRO HAICAI RETRATANDO EMOÇÕES AOS PROFESSORES E APRESENTAÇÃO DO BANNER 2011