Escola
Municipal Pedro de Souza.
OBJETIVOSObjetivo Geral: Incentivar o gosto pela leitura, em especial pela poesia divulgando a diversidade do nosso acervo literário, contribuindo para a formação do aluno leitor. - Incentivar a leitura através da poesia/música;- Proporcionar o conhecimento sobre os poetas brasileiros, sua biografia, obras e composições;- Divulgar o acervo literário de nossa biblioteca explorando a diversidade de poesia.
DESENVOLVIMENTO
O
referido projeto será vivenciado no mês de Março dando ênfase ao dia nacional
da poesia.
Durante
o mês, professores e bibliotecárias realizarão com as turmas diversas
atividades voltadas para a poesia entre elas, tais como:
|
-
mediação de leitura com poesia (biblioteca);
-
varal de leitura (biblioteca);
-
mural temático (biblioteca);
-
pesquisa e estudo sobre biografia e obra de poetas (biblioteca);
-
concurso de poesia (produção dos estudantes);
-
concurso de recital de poesia (biblioteca);
-
show de abertura (poesia dramatizada);
-coral.
A
culminância do projeto terá a participação do Professor e Cordelista Dorge
Tabosa, da Supervisora Regional Lúcia Santana e da Professora Niédja Pacheco, o
show de abertura, ficará por conta
dos nossos estudantes com as apresentações culturais das poesias escolhidas
pelos professores das Fases.
Em
seguida, desenvolveremos as seguintes atividades:
· Coral
das Fases: III e IV
·
Recita/leitura das produções realizadas
pelos estudantes. (Todas as Fases)
·
Dramatização Poética das Fases: I e II
·
Recital das poesias dos poetas
brasileiros. (Todas as Fases)
·
Escolhas das melhores poesias e
apresentações da noite. (Responsáveis pelas escolhas: Lúcia Santana e Niédja
Pacheco)
·
Premiação.
Poetas brasileiros escolhidos pelos
docentes:
·
Fase
I: Vinícius de Moraes
·
Fase
II: Carlos Drummond de Andrade
·
Fase
III: Dominguinhos
·
Fase
IV: Luís Gonzaga
Culminância dia:
30/03/2015
Professora de Biblioteca: Alyne
Salvador
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
ESCOLA MUNICIPAL PEDRO DE SOUZA
BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO
Agosto/ 2013
PROJETO
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA O
CONCURSO “ MEU PRATO SAUDÁVEL”
Turmas: 5º ano A e B sede e anexo
PESSOAL ENVOLVIDO: Bibliotecárias, coordenadora da Brigada,
Supervisora do 5º ano, Professores dos 5
º anos ,professora do PROINFO, coordenadora do Programa mais Educação e
monitora da oficina de jornal.
ATIVIDADES VIVENCIADAS COM A BIBLIOTECA E BRIGADA LEITORA
1-ABERTURA DO PROJETO
20/08/13 TURMA
5º ANO A E BRIGADA LEITORA E DA CIDADANIA
21/08/13 TURMA
5º ANO B ( ANEXO)
DIAGNÓTICO DE O PERFIL ALIMENTAR DOS ALUNOS
PIQUENIQUE
-FAREMOS UM PIQUENIQUE COM ALUNOS NO
PARQUE AMBIENTAL EM PARCERIA COM O MAIS
EDUCAÇÃO TENDO EM VISTA QUE ESTE
PROJETO, DESENVOLVIDO COM O 5º
ANO, QUE PARTICIPA DA OFICINA DO JORNAL, SERÁ TEMA PARA CONFECÇAO DE UM JORNAL
COM OS ALUNOS DO MAIS EDUCAÇÃO, JUSTIFICANDO A PARCERIA DO MAIS EDUCAÇÃO QUE
FINANCIOU O TRANSPORTE PARA AULA-PASSEIO
-
CADA ALUNO LEVERÁ SEU LANCHE.
- NO PARQUE REALIZAREMOS COM OS ALUNOS
MOMENTOS RECREATIVO COM ALONGAMENTOS, CAMINHADA E BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS JUNTO COM A BRIGADA LEITORA QUE DESENVOLVERAR
VÁRIAS BRINCADEIRAS, ALÉM DISSO A BRIGADA LEITORA FARÁ UM MOMENTO DE MEDIAÇÃOES
COM A TURMA COM O LIVRO "CONTANDO,CANTANDO E ENCANTANDO (SOCORRO MIRANDA),
EM FORMA DE JOGRAL.
-HORA DO LANCHE REFLEXAO SOBRE O LANCHE
CADA ALUNO DIRÁ O QUE TROUXE PARA LANCHAR.
-MOMENTO DE ENTREVISTA " O QUE
COMEMOS?", CADA ALUNO SERÁ ENTREVISTADO PELAS BIBLIOTECÁRIAS E PROFESSORAS
PARA FAZERMOS O DIAGNÓSTICO DO
PERFIL ALIMENTAR DOS ALUNOS. EM OUTRO
MOMENTO SERÁ FEITO O GRÁFICO DO PERFIL ALIMENTAR DOS ALUNOS.
22/08/13
2-CONFECCIONAR GRÁFICO COM O PERFIL ALIMENTAR DOS
ALUNOS ( BIBLIOTECÁRIAS)
3-ANALIZAR
COM AS TURMAS O GRÁFICO PERFIL ALIMENTAR DOS ALUNOS
27/08/13
TURMA 5° ANO A
28/08/13
TURMA 5º ANO B
-ANÁLISE DOS DADOS DO GRÁFICO DO PERFIL ALIMENTAR
FEITA EM FORMA DE DEBATE COM A COORDENADORA DA BRIGADA ROSELI E PROFESSORAS
DA TURMA .
-SOLICITAR UMA PESQUISA SOBRE OS ALIMENTOS QUE
MAIS SÃO CONSUMIDOS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS ,NA BIBLIOTECA VIRTUAL (PROINFO).
-PESQUISA FEITA NA SALA DE INFORMÁTICA COM
AUXILIO DA PROFª DO PROINFO
4- APRESENTAÇÃO DAS PESQUISAS REALIZADAS PELOS
ALUNOS
30/08/18
TURMA 5º ANO A
- OS ALUNOS APRESENTARÃO OS RESULTADOS DAS
PESQUISAS REALIZADAS SOBRE OS ALIMENTOS MAIS CONSUMIDOS POR ELE
-INTRODUÇÃO DO TEMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM
PALESTRA PROF. ROSELI E ROSEMERE. APRESENTAÇÃO DE A PIRÂMIDE
ALIMENTAR E ORIENTAÇÃO SOBRE COMO SE ALIMENTAR MELHOR.
-EXIBIÇÃO DE VIDEOS ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM
APOIO DA PROF. SANDRA PROINFO
5-INTRODUZIR
O PROJETO MEU PRATO SAUDÁVEL:
03/09/13
TURMA 5º ANO A
SEDE
04/09/13
TURMA 5º ANO B
ANEXO
-ORGANIZAÇÃO DE UMA MESA DE FRUTAS.
-PALESTRA
SOBRE O QUE É UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BENEFÍCIOS DAS FRUTAS E
VERDURAS.
-MEDIAÇÃO COM A BRIGADA LEITORA DO LIVRO DELÍCIAS E GOSTOSURAS DE (POESIA) EM FORMA
DE JOGRAL.
-DINÂMICA BRINCADEIRA DA VITAMINA E OUTRAS
-LANCHE SAUDÁVEL SALADA DE FRUTAS (CADA ALUNO
PODE CONTRIBUIR COM UMA FRUTA)
-EXPLICAÇAO DO PROJETO MEU PRATO SAUDAVEL
6-CONSTRUÇÃO DE POESIAS BRIGADA LEITORA E 5º ANOS
17/09/13
5º ANO A SEDE
18/08/13
5º ANO B ANEXO
-APRESENTAÇÃO DO POETA DORGE TABOSA COM
UMA POESIA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
SUSSURROS POETICOS COM A BRIGADA LEITORA
DE POESIAS DO LIVRO DELÍCIAS E
GOSTOSURAS (ANA MARIA MACHADO) .
-BREVE EXPLANAÇÃO SOBRE FAZER POESIA
COM PROFESSORA ROSELI
, DENIELE E DORGE TABOSA.
-CADA ALUNO FARÁ POESIA SOBRE ALIMENTAÇÃO
SAUDÁVEL
7-MAIS EDUCAÇÃO OFICINA DE JORNAL
-PRODUZIR JORNAL COM OS 5º ANO A, PARTIR
DOS DADOS COLETADOS DURANTE O PROJETO.
8-PRODUÇÃO EM PARCERIA COM PROINFO DE UM VIDEO
“EDUCANDO PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL” COM AS FOTOS DO PROJETO E MÚSICA COMER .
ATIVIDADES REALIZADAS EM SALA DE AULA
-DIVERSAS ATIVIDADADES SERÃO FEITAS PELOS PROFESSORES EM SALA DE
AULA ENTRE ELAS:
TRABALHAR
AS FRUTAS E VITANINAS
TAREFAS
SOBRE ALIMENTAÇÃO
CONSTRUÇÕES
DE RECEITAS
PRODUÇÕES
DE TEXTOS ETC...
ATIVIDADES
COM O MAIS EDUCAÇÃO
NA
OFICINA DE JORNAL DO MAIS EDUCAÇÃO A
MONITORA DENICE TRABALHARÁ ATIVIDADES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E CONSTRUIRÁ
COM OS ALUNOS DO 5º ANO UM JORNAL SOBRE O PROJETO.
ESCOLA MUNICIPAL PEDRO DE SOUZA
BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO
NOVEMBRO/ 2013
PROJETO: RECITAL DE POESIA “ VINÍCIUS DE MORAES”
Tendo em vista o centenário de Vinícius de Moraes pretendemos
incentivar a leitura de poesias, bem como divulgar biografia e obra do autor,
para tanto trabalharemos com os alunos um recital de poesia, incentivando aos
mesmos o gosto por esse tão precioso gênero literário.
ATIVIDADES:
-Mediações
de leitura nas salas com obras de Vinícius de Moraes;
-Cada turma
escolherá uma poesia do autor para apresentar no dia do recital;
-Confecção
de painel com biografia e poesia do poeta;
-Apresentação
de slide com biografia e obras do autor;
-Orientações
sobre poesia e como recitar poesia dando ênfase a fluência na leitura;
-Trabalhar
poesias para sussurros com a brigada leitora;
-Organização
de um concurso de recital com 5º e 4º ano;
CULMINÂNCIA DO PROJETO
-Breve
explanação sobre a importância da poesia e do projeto vivenciado (Roseli)
-Apresentação
do poeta DorgeTabosa com poesia de Vinícius e um cordel seu sobre o autor.
-Apresentação
da Brigada Leitora com sussurros poéticos;
-Apresentação
das turmas;
-Concurso de
recital de poesia e premiação.
ESCOLA MUNICIPAL PEDRO DE SOUZA
BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO
GINCANA FOLCLÓRICA
AÇÃO BIBLIOTECA E SUPERVISÃO
CARUARU/2012
JUSTIFICATIVA
A
necessidade de manter vivos aspectos da nossa cultura nos leva a aplicar novas
dinâmicas para despertar desde cedo nos alunos o gosto pelo folclore
brasileiro, bem como, promover uma apreciação crítica das tradições, músicas e
danças que faz parte do cotidiano, respeitando as diferenças socioculturais.
Para tanto, neste mês de agosto realizaremos uma gincana folclórica,
pretendendo assim, divulgar e estimular em nossos alunos a valorização da
cultura popular.
OBJETIVO GERAL
Estimular
o gosto pela cultura popular e tornar conhecido o folclore brasileiro,
desenvolvendo uma postura crítica de valorização ao saber popular e as
diferenças socioculturais.
Manter
viva nossa cultura é um de nossos focos, portanto organizamos as atividades da
gincana de tal forma que professores e alunos sintam-se à vontade para mostrar
as variedades culturais não objetivando a competição em si, mas o
enriquecimento cultural que o momento oferece, desde o planejamento e a
realização das atividades em sala até a
culminância do projeto da gincana
folclórica que acontecerá no período de
29 e 30 de agosto.
A
biblioteca em parceria com a supervisão orientará e auxiliará os professores no
processo de ensino aprendizagem relacionadosas tarefas da gincana, que serão
entregue aos professores com antecedência para que os mesmos possam desenvolver
com os alunos.
No
dia 29 de agosto a gincana será realizada com os alunos de 1º ao 5º ano no
horário da manhã. Faremos a abertura com apresentação de um grupo de perna de
pau da escolaEstadual Professora Adélia Leal , em seguida iniciaremos as
atividades da gincana. A turma vencedora ganhará uma aula passeio.
No
dia 30 agosto a gincana será realizada com os alunos da tarde das turmas de 3º
ano e PA-I, bem como, turmas do 6º e 7º anos, porém avaliaremos com
critériodiferenciado, uma vez que o 3º
ano competirá com o PA-I e o 6º ano com o 7º ano entre si. A premiação será a
mesma, uma aula passeio para turma vencedora.
ESCOLA MUNICIPAL PEDRO DE SOUZA
VEM AÍ A NOSSA I GINCANA FOLCLÓRICA!!!
Estaremos no mês de agosto vivenciando
o nosso folclore com muita animação e entusiasmo, participando da I Gincana
Folclórica em nossa escola!
Data: 29-08-2012
PREMIAÇÃO: REALIZAÇÃO DE UMA AULA-PASSEIO
PARA A TURMA CAMPEÃ
ATIVIDADES
E PONTUAÇÕES
Melhor figura
representando personagem do nosso folclore
|
10 pontos
|
Concurso de
adivinhações (2)
|
10pontos por
adivinhação
|
Melhor apresentação de
encenação de lenda folclórica
|
10 pontos
|
Melhor dança folclórica
|
10 pontos
|
Comida típica (trazer
um prato) (prova cumprida)
|
10 pontos
|
Melhor desenho de
personagem do folclore
|
10 pontos
|
Contar uma lenda
folclórica (prova cumprida)
|
10 pontos
|
Ler parlendas e
trava-línguas (prova cumprida)
|
10 pontos
|
Qual é a música?
Cantigas de roda (prova cumprida)
|
10 pontos
|
Apresentar um brinquedo
popular (prova cumprida)
|
10 pontos
|
Melhor torcida-
animação e comportamento
|
10 pontos
|
Prova surpresa
|
10 pontos
|
Vamos
nos organizar e participar!
ESCOLA MUNICIPAL PEDRO
DE SOUZA
PROJETO: SAÚDE E BEM
ESTAR PARA QUALIDADE DE VIDA
(Elaborado pela Professora de Ciências -Débora Almeida)
Caruaru, Setembro de 2012.
JUSTIFICATIVA:
No cotidiano acompanhamos através da
mídia diversas catástrofes climáticas e as mudanças ocorridas no mundo
globalizado. Nunca se viu mudanças rápidas e efeitos devastadores como tem
ocorrido nos últimos tempos. Muitos pesquisadores climáticos afirmam que os
gazes poluentes são responsáveis pelo aquecimento global, causando o efeito
estufa. Por outro lado o ser humano também sofre com estas mudanças: o estilo
de vida, stress, o vício, drogas, sexo sem prevenção, a má alimentação, são
exemplos do mundo em desenvolvimento e globalizado. Há uma relação intrínseca
entre nosso cotidiano e o meio ambiente, a saúde e a alimentação.
Partindo desta premisse a equipe de
professores da escola Pedro de Souza e os alunos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Fase EJA,
dando cumprimento a sua função educacional, pedagógica e inclusiva, oportunizou
aos alunos uma vivência com o Projeto Bem estar e Saúde para uma qualidade de
Vida, dando ênfase ao Aquecimento global e a Saúde e Saúde e Alimentação para
uma Qualidade de Vida.
OBJETIVO GERAL:
Envolver os alunos para o
desenvolvimento de suas potencialidades e oportunizá-los a colocar os
conhecimentos obtidos na sala de aula
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Oportunizar aos alunos EJA a
desenvolverem sua experiência na sala de aula e aprendizagem;
Desenvolver o espírito de cooperação
entre os alunos;
Promover atitudes de reflexão sobre a
importância de se viver dignamente com saúde e bem estar;
Possibilitar aos alunos a
oportunidade de criar, vivenciar os conteúdos
e formular novas expectativas para o futuro de um planeta sustentável.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
·
Leituras
de textos sobre os temas desenvolvidos: Doenças Sexualmente Transmissíveis,
Exercícios Físicos, O perigo dos vícios e Drogas, Aquecimento global e Saúde, Saúde
e Alimentação, Saúde e Tecnologia;
·
Pesquisas
sobre os Temas propostos em revistas, internet, etc.;
·
Exibição
de Slides sobre os Temas
·
Confecção
de Cartazes e murais ilustrativos e informativos;
·
Exposição
de Trabalhos.
CRONOGRAMA:
1ª
Semana
|
Leitura de Textos
|
2ª
Semana
|
Pesquisas
|
3ª
Semana
|
Exibição de Slides
|
4ª
Semana
|
Confecção de Cartazes
|
5ª
Semana
|
Revisão dos Conteúdos
|
6ª
Semana
|
Exposição dos Trabalhos
|
RELEVÂNCIA EDUCACIONAL:
Este projeto foi de grande
importância para o envolvimento cognitivo dos alunos EJA, pois possibilitou ao
educando maior desenvoltura, participação e enfrentamento da timidez.
RESULTADOS ALMEJADOS:
Aprendizagem,
reflexão e domínio dos conteúdos estudados, e controle da timidez.
RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
1. MATERIAIS:
Cartazes, painel, maquete,
utilitários para as diversas áreas das atividades, notebook, cartolinas, TNT,
pincel atômico, fita durex, colas, etc.
2.
HUMANOS:
Professores, Supervisor
Pedagógico, bibliotecárias, Professora do PROINFO, secretárias.
AVALIAÇÃO:
Dar-se-á pela participação
dos alunos no projeto e debates em sala de aula.
Professores Envolvidos no
Projeto: SAÚDE E BEM ESTAR PARA QUALIDADE DE
VIDA: (por ordem
alfabética):
1. Aline Salvador-Biblioteca
2. Débora B. Almeida – Ciências
3. Gilgleide Mendes Costa- Artes
4. José Dorgival Tabosa- História
5. Josefa Jeane Tabosa Pereira –
Supervisora
6. Maria das Graças da Silva – Profª –
Fase I e II
7. Maria Sandra – Professora PROINFO
8. Micheline Texeira Tabosa – Profª –
Fase I e II
9. Viviane Santos Marinho – Geografia
0. Jade (Estagiária de Ciências
Biológicas)
Agradecimento: Agradecemos
a todos que cooperaram direta ou indiretamente para o êxito deste Projeto.
Parabéns a todos.
Escola Municipal Pedro de Souza
Laboratório de Informática – PROINFO.
Professora responsável: Sandra Mélo
Projeto Folclore
(Elaborado pelo Laboratório de Informática - PROINFO)
Justificativa
O folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo
social. Assim, levando em consideração a importância das manifestações
culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvi
este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade
cultural.
Portanto, o saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc., levando-os a pesquisarem sobre o tema em questão.
Portanto, o saber popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc., levando-os a pesquisarem sobre o tema em questão.
O
professor pode integrar o conteúdo dos livros didáticos, com outras mídias para
a pesquisa e/ ou aprofundamento dos conteúdos.
Objetivo
Geral:
Fazer com que os alunos, conheçam,explorem e
diversifiquem os seus conhecimentos sobre o folclore, usando o laboratório de
informática.
Objetivos Específicos:
Serão propostas atividades visando resgatar a cultura popular através
de: lendas, parlendas, cantigas de roda, brincadeiras, trava-línguas, e
advinhas. As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com
a interação professor e aluno. Os alunos pesquisarão manifestações da cultura
popular brasileira, criarão desenhos que possam ilustrar os textos (parlendas,
trava-línguas, contos) trabalhados em sala referentes ao tema. Para tanto,
utilizaremos o laboratório de informática.
Desenvolvimento:
As turmas do
1º ao 5º ano e dos 6ºs e 7ºs anos, assistirão vídeos sobre as principais lendas
do folclore.
- Jogos da memória, colorir e completar os nomes dos personagens do
folclore.
- Jogos, caça-palavras, atividades no processador de texto com
provérbios.
- Jogos diversos, caça-palavras, estudar trava língua e ditados populares
Recursos Utilizados
Computadores
com Internet
Projetor ProInfo
Softwares de
jogos
Avaliação
Os alunos serão avaliados pela sua
participação, desempenho e elaboração das atividades.
Conclusão
O projeto foi
desenvolvido no mês de agosto pela professora do ProInfo, onde os alunos no
decorrer do mês, poderão entender um pouco mais sobre a cultura de um
povo”Folclore” evolvendo-se e participando das atividades propostas e
contribuíram na gincana folclórica que será a culminância do projeto da
Biblioteca Monteiro Lobato.Tudo transcorreu dentro do planejado.
A turma recebeu o assunto muito bem, pois folclore é um tema que eles já conhecem, e
então se tornou fácil a motivação e a participação de todos, principalmente
porque atividades eram baseadas em jogos educativos, onde eles já tinham um
conhecimento prévio sobre o assunto. Percebemos que algumas histórias contadas
em vídeos chamaram mais atenção por serem lendas, o encanto e suspense do
cine aguçou a curiosidade.
BIBLIOGRAFIA
PINTO, Gerusa
Rodrigues. PINTO, Frances Rodrigues. Dia-a-dia do Professor. Datas
comemorativas, Projetos e murais. Mês de agosto. Volume 6. 2ª edição. Editora
FAPI, 2001.
Escola Municipal Pedro de Souza
Laboratório de Informática – PROINFO.
Professora responsável: Sandra Mélo
Paz na Escola
(Elaborado pelo Laboratório de Informática - PROINFO)
Disciplinas envolvidas: Multidisciplinar
Justificativa:
O tema permite que o aluno perceba a
existência do outro como ser humano,valorizando atitude e respeito,
auxiliando-o na construção de sua identidade, na relação interpessoal, na
preservação do meio ambiente e na construção de valores.
Objetivos:
Geral
Promover
e direcionar uma ampla discussão acerca das conseqüências causadas pelas pela
violência em todos os seus níveis, valorizando atitudes de respeito e
solidariedade com a finalidade de diminuir os índices de agressividade na
escola, especialmente no momento do intervalo.
Específicos
- Promover a reflexão dos alunos sobre a importância de uma convivência pacifica através de vídeo aula;
- Desenvolver atitudes de respeito mútuo e cooperação entre todos publicando cartazes;
l Estudar em vídeo aula sobre os
direitos humanos.
Ações
Realizadas:
·
Exibição de
vídeo aula, DVD “Regras na Escola”;
·
Slides
apresentando cartazes de boa convivência;
·
Realização de
aula passeio;
·
Organização de
lanche coletivo incentivando o exercício da partilha e cooperação.
Atitudes
e valores vivenciados:
Através
das atividades propostos e objetivos a serem alcançados, valores como:
paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo e humildade serão
discutidos e promovidos como atitudes essenciais à convivência em sociedade,
estimulando assim ao respeito mútuo, onde cada aluno deverá conhecer seus
direitos e deveres como também os do seu próximo.
Avaliação
A avaliação
acontecerá em caráter processual, no decorrer de cada atividade e proposta
apresentada pelo presente projeto,assim como na participação de todas as turmas
na culminância do mesmo em programação especial no Parque Ambiental Severino
Montenegro.
Não existe um
caminho para a PAZ.
A PAZ é o caminho.
Mahatma Gandhi
2012
PROJETO:
CONTOS AFRICANOS:
RESSIGNIFICANDO
A CULTURA AFRICANA
BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO
BRIGADA LEITORA E DA CIDADANIA
COORDENADORA: ROSELI PENNYCOOK
(Elaborado pela Bibliotecária Roseli Pennycook)
OBJETIVO
Conscientizar
os alunos da necessidade de se libertarem do preconceito, despertando assim
para atitudes críticas e conscientes em relação ao racismo, valorizando a
diversidade cultural, as diferenças de etnia ou raças, instigando o senso de
solidariedade, cidadania e respeito mútuo.
APRESENTAÇÃO
Tendo
observado que a discriminação existe de forma involuntária e que se arraiga
cada vez mais na educação, sentimo-nos motivados a até com a obrigação de
trabalhar tal tema. A discriminação está presente com respeito as raças,
etnias, cores, diferenças por menores que sejam,queremos assim transformar e
conscientizar nossos alunos de que todos são diferentes porém, somos iguais por
termos os mesmos direitos ao respeito e a dignidade.
Através
da Literatura Africana podemos estudar, conhecer e valorizar a história e
cultura do povo africano tendo em vista que contar histórias é uma arte que vem
sendo usada pelos africanos desde a antiguidade ela servia para ensinar passar
saberes e tradições do povo de geração em geração. Falar ao povo de seus
costumes, tradições e memória de uma forma dinâmica através da contação de
história atraem cada vez mais os ouvintes. Este costume continua até hoje na
África.
Nos
livros de contos africanos os autores repassam a história de um povo guerreiro,
sofrido e oprimido, mas que traz no sangue a alegria e a garra de lutar por sua
liberdade e direitos.
Sendo
assim com a pesquisa e em especial através de contos africanos vamos atingir
nossos objetivos.
DESENVOLVIMENTO
Iniciaremos
o referido projeto com as pesquisas em livro e internet sobre a história da
África.
Sendo
assim as oficinas da Brigada serão realizadas diversas atividades voltadas para
o tema leituras de contos africanos e estudo em especial voltado para o
preconceito e a luta dos negros pelos seus direitos.
Além
das oficinas algumas atividades e ações serão realizadas pela Brigada em
parceria com professores e com oficina de Jornal do Mais Educação.
AÇÕES
AÇÃO 1
Oficina (1)
- Estudo da áfrica
- Pesquisa e estudo em livros e internet sobre
a história dos Africanos
- Leitura coletiva do livro Meu Boneco
Pretinho
AÇÃO 2
FESTIVAL DE CONTOS AFRICANOS
- Esta ação será realizada na quadra de nossa escola
com os alunos de 1º ao 5º ano.
- Breve explanação sobre a
cultura africana e a necessidade de todos se livrarem do preconceito. (
Professora Roseli)
- Apresentação das poesias do
livro “Berimbau Mandou te Chamar” em
forma de jogral pelos alunos da brigada
- Explicação de como surgiu a
capoeira e seu objetivo pelas alunas Hadassa, Maria Gabriela e Awanna Ially.
- Sussurros poéticos com poesias
africanas pelos alunos da brigada
- Contação de contos africanos pelos alunos da brigada
AÇÃO 3
VISITA AO QUILOMBO DO
CASTAINHO NO MUNICÍPIO DE GARANHUNS
Esta ação é
uma parceria da Brigada Leitora e da Cidadania com o Programa Mais Educação na oficina de
Jornal de nossa escola.
-O transporte para esta aula
passeio foi fornecido pelo Programa Mais
Educação.
-Faremos uma visita a cidade de Garanhuns e conheceremos o Quilombo do Castainho.
- Na ocasião os alunos da brigada
leitora realizará um festival de contos africanos numa escola da comunidade.
-Faremos entrevistas com o líder
da comunidade Sr. José Carlos, com um
morador mais antigo da comunidade e um
morador jovem.
-Um grupo da comunidade realizará
uma apresentação cultural para nossos alunos.
-Todo o evento será coberto pela oficina de jornal do mais
educação com a monitora Denice.
-O evento e todas as entrevistas
serão filmados para uma posterior aula na nossa escola para todos os alunos, em
parceria com o professor Dorge Tabosa.
_ No horário de meio-dia
almoçaremos em Garanhuns no Sesc da Cidade.
-Após o almoço os alunos
visitarão o Parque da Cidade
Rubervanderlindem.
- As 14h e 30min iremos a escola CAIC em Garanhuns para
realizar um Festival de Contos Africanos.
-Será servido um lanche para os
alunos e em seguida retornaremos