SEJAM BEM VINDOS !

BEM VINDOS!

O blog da Escola Municipal Pedro de Souza, tem como objetivo expressar os acontecimentos do nosso dia a dia,sejam dos mais simples aos de grande importância.

" O ESTUDO É A LUZ DA VIDA!

ACESSE O JORNAL PROINFO PEDRO DE SOUZA
http://www.wikijornal.com/proinfo

EMAIL - esc.pedrodesouza@hotmail.com.br

Pesquisar este blog

MAPA

PROJETOS







Escola Municipal Pedro de Souza.



   Projeto
                                              Curtindo Poesia
                                                        na  EJA

 Caruaru/ 2015


OBJETIVOS
Objetivo Geral: Incentivar o gosto pela leitura, em especial pela  poesia divulgando a diversidade do nosso acervo literário, contribuindo para a formação do aluno leitor.
- Incentivar a leitura através da poesia/música;- Proporcionar o conhecimento sobre os poetas brasileiros, sua biografia, obras e composições;- Divulgar o acervo literário de nossa biblioteca explorando a diversidade de poesia.
DESENVOLVIMENTO
O referido projeto será vivenciado no mês de Março dando ênfase ao dia nacional da poesia.
Durante o mês, professores e bibliotecárias realizarão com as turmas diversas atividades voltadas para a poesia entre elas, tais como:
- mediação de leitura com poesia (biblioteca);
- varal de leitura (biblioteca);
- mural temático (biblioteca);
- pesquisa e estudo sobre biografia e obra de poetas (biblioteca);
- concurso de poesia (produção dos estudantes);
- concurso de recital de poesia (biblioteca);
- show de abertura (poesia dramatizada);
-coral.


A culminância do projeto terá a participação do Professor e Cordelista Dorge Tabosa, da Supervisora Regional Lúcia Santana e da Professora Niédja Pacheco, o show de abertura, ficará por conta dos nossos estudantes com as apresentações culturais das poesias escolhidas pelos professores das Fases.
Em seguida, desenvolveremos as seguintes atividades:
·       Coral das Fases: III e IV
·       Recita/leitura das produções realizadas pelos estudantes. (Todas as Fases)
·       Dramatização Poética das Fases: I e II
·       Recital das poesias dos poetas brasileiros.  (Todas as Fases)
·       Escolhas das melhores poesias e apresentações da noite. (Responsáveis pelas escolhas: Lúcia Santana e Niédja Pacheco)
·       Premiação.


Poetas brasileiros escolhidos pelos docentes:
·       Fase I: Vinícius de Moraes
·       Fase II: Carlos Drummond de Andrade
·       Fase III: Dominguinhos
·       Fase IV: Luís Gonzaga
 Culminância  dia: 30/03/2015
Professora de Biblioteca: Alyne Salvador

 /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

ESCOLA MUNICIPAL PEDRO DE SOUZA
BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO
Agosto/ 2013
PROJETO  ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL  PARA O CONCURSO   “ MEU PRATO SAUDÁVEL”
Turmas: 5º ano A e B sede e anexo

PESSOAL ENVOLVIDO:   Bibliotecárias, coordenadora da Brigada, Supervisora do  5º ano, Professores dos 5 º anos ,professora do PROINFO, coordenadora do Programa mais Educação e monitora da oficina de jornal.
ATIVIDADES VIVENCIADAS COM  A BIBLIOTECA E BRIGADA LEITORA
1-ABERTURA DO PROJETO
20/08/13       TURMA   5º ANO A E BRIGADA LEITORA E DA CIDADANIA
21/08/13        TURMA  5º ANO B  ( ANEXO)
DIAGNÓTICO DE O PERFIL  ALIMENTAR DOS ALUNOS
PIQUENIQUE
-FAREMOS UM PIQUENIQUE COM ALUNOS NO PARQUE AMBIENTAL EM PARCERIA COM O MAIS  EDUCAÇÃO TENDO EM VISTA QUE ESTE  PROJETO,  DESENVOLVIDO COM O 5º ANO, QUE PARTICIPA DA OFICINA DO JORNAL, SERÁ TEMA PARA CONFECÇAO DE UM JORNAL COM OS ALUNOS DO MAIS EDUCAÇÃO, JUSTIFICANDO A PARCERIA DO MAIS EDUCAÇÃO QUE FINANCIOU O TRANSPORTE  PARA AULA-PASSEIO
-  CADA ALUNO  LEVERÁ SEU LANCHE.
- NO PARQUE REALIZAREMOS COM OS ALUNOS MOMENTOS RECREATIVO COM ALONGAMENTOS, CAMINHADA E BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS  JUNTO COM A BRIGADA LEITORA QUE DESENVOLVERAR VÁRIAS BRINCADEIRAS, ALÉM DISSO A BRIGADA LEITORA FARÁ UM MOMENTO DE MEDIAÇÃOES COM A TURMA COM O LIVRO "CONTANDO,CANTANDO E ENCANTANDO (SOCORRO MIRANDA), EM FORMA DE JOGRAL.
-HORA DO LANCHE REFLEXAO SOBRE O LANCHE CADA ALUNO DIRÁ O QUE TROUXE PARA LANCHAR.
-MOMENTO DE ENTREVISTA " O QUE COMEMOS?", CADA ALUNO SERÁ ENTREVISTADO PELAS BIBLIOTECÁRIAS E PROFESSORAS PARA  FAZERMOS O DIAGNÓSTICO DO PERFIL  ALIMENTAR DOS ALUNOS. EM OUTRO MOMENTO SERÁ FEITO O GRÁFICO DO PERFIL ALIMENTAR DOS ALUNOS.


22/08/13
2-CONFECCIONAR GRÁFICO COM O PERFIL ALIMENTAR DOS ALUNOS  ( BIBLIOTECÁRIAS)
3-ANALIZAR COM AS TURMAS O GRÁFICO PERFIL ALIMENTAR DOS ALUNOS
27/08/13   TURMA   5° ANO  A
28/08/13   TURMA  5º ANO   B
-ANÁLISE DOS DADOS DO GRÁFICO DO PERFIL ALIMENTAR FEITA EM FORMA DE DEBATE  COM A  COORDENADORA DA BRIGADA ROSELI E PROFESSORAS DA TURMA .
-SOLICITAR UMA PESQUISA SOBRE OS ALIMENTOS QUE MAIS SÃO CONSUMIDOS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS ,NA BIBLIOTECA VIRTUAL   (PROINFO).
-PESQUISA FEITA NA SALA DE INFORMÁTICA COM AUXILIO DA PROFª  DO PROINFO
4-  APRESENTAÇÃO DAS PESQUISAS REALIZADAS PELOS ALUNOS
30/08/18  TURMA  5º ANO  A
- OS ALUNOS APRESENTARÃO OS RESULTADOS DAS PESQUISAS REALIZADAS SOBRE OS ALIMENTOS MAIS CONSUMIDOS POR ELE
-INTRODUÇÃO DO TEMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM PALESTRA  PROF. ROSELI  E ROSEMERE. APRESENTAÇÃO DE A PIRÂMIDE ALIMENTAR E ORIENTAÇÃO SOBRE COMO SE ALIMENTAR MELHOR.
-EXIBIÇÃO DE VIDEOS ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL COM APOIO DA PROF. SANDRA  PROINFO
5-INTRODUZIR O PROJETO MEU PRATO SAUDÁVEL:
03/09/13   TURMA   5º ANO  A    SEDE
04/09/13   TURMA   5º ANO   B   ANEXO
-ORGANIZAÇÃO DE UMA MESA DE FRUTAS.
-PALESTRA  SOBRE O QUE É UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BENEFÍCIOS DAS FRUTAS E VERDURAS.
-MEDIAÇÃO COM A BRIGADA LEITORA DO LIVRO   DELÍCIAS E GOSTOSURAS DE (POESIA) EM FORMA DE JOGRAL.
-DINÂMICA BRINCADEIRA DA VITAMINA E OUTRAS
-LANCHE SAUDÁVEL SALADA DE FRUTAS (CADA ALUNO PODE CONTRIBUIR COM UMA FRUTA)
-EXPLICAÇAO DO PROJETO MEU PRATO SAUDAVEL

6-CONSTRUÇÃO DE POESIAS BRIGADA LEITORA E 5º ANOS
17/09/13   5º ANO A   SEDE
18/08/13   5º ANO  B   ANEXO
-APRESENTAÇÃO DO POETA DORGE TABOSA COM UMA POESIA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
SUSSURROS POETICOS COM A BRIGADA LEITORA DE POESIAS  DO LIVRO DELÍCIAS E GOSTOSURAS (ANA MARIA MACHADO) .
-BREVE EXPLANAÇÃO SOBRE FAZER POESIA COM  PROFESSORA  ROSELI  , DENIELE E DORGE TABOSA.
-CADA ALUNO FARÁ POESIA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

7-MAIS EDUCAÇÃO OFICINA DE JORNAL
-PRODUZIR JORNAL COM OS 5º ANO A, PARTIR DOS DADOS COLETADOS DURANTE O PROJETO.
8-PRODUÇÃO EM PARCERIA COM PROINFO DE UM VIDEO “EDUCANDO PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL” COM AS FOTOS DO PROJETO E MÚSICA  COMER .
ATIVIDADES REALIZADAS EM SALA DE AULA
-DIVERSAS ATIVIDADADES  SERÃO FEITAS PELOS PROFESSORES EM SALA DE AULA ENTRE ELAS:
TRABALHAR AS FRUTAS E VITANINAS
TAREFAS SOBRE ALIMENTAÇÃO
CONSTRUÇÕES DE RECEITAS
PRODUÇÕES DE TEXTOS ETC...
ATIVIDADES COM O  MAIS EDUCAÇÃO
NA OFICINA DE JORNAL DO MAIS  EDUCAÇÃO A MONITORA DENICE TRABALHARÁ ATIVIDADES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E CONSTRUIRÁ COM OS ALUNOS DO 5º ANO UM JORNAL SOBRE O PROJETO.

ESCOLA MUNICIPAL PEDRO DE SOUZA
BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO

NOVEMBRO/ 2013
  
PROJETO:  RECITAL DE POESIA “ VINÍCIUS DE MORAES”

Tendo em vista o centenário de Vinícius de Moraes pretendemos incentivar a leitura de poesias, bem como divulgar biografia e obra do autor, para tanto trabalharemos com os alunos um recital de poesia, incentivando aos mesmos o gosto por esse tão precioso gênero literário. 


ATIVIDADES:


-Mediações de leitura nas salas com obras de Vinícius de Moraes;
-Cada turma escolherá uma poesia do autor para apresentar no dia do recital;
-Confecção de painel com biografia e poesia do poeta;
-Apresentação de slide com biografia e obras do autor;
-Orientações sobre poesia e como  recitar  poesia dando ênfase a  fluência na leitura;
-Trabalhar poesias para sussurros com a brigada leitora;
-Organização de um concurso de recital com 5º e 4º ano;


CULMINÂNCIA DO PROJETO
  
-Breve explanação sobre a importância da poesia e do projeto vivenciado (Roseli)
-Apresentação do poeta DorgeTabosa com poesia de Vinícius e um cordel seu sobre o autor.
-Apresentação da Brigada Leitora com sussurros poéticos;
-Apresentação das turmas;
-Concurso de recital de poesia e premiação.


ESCOLA MUNICIPAL PEDRO DE SOUZA
BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO

GINCANA FOLCLÓRICA
AÇÃO BIBLIOTECA E SUPERVISÃO
  
CARUARU/2012
JUSTIFICATIVA

            A necessidade de manter vivos aspectos da nossa cultura nos leva a aplicar novas dinâmicas para despertar desde cedo nos alunos o gosto pelo folclore brasileiro, bem como, promover uma apreciação crítica das tradições, músicas e danças que faz parte do cotidiano, respeitando as diferenças socioculturais. Para tanto, neste mês de agosto realizaremos uma gincana folclórica, pretendendo assim, divulgar e estimular em nossos alunos a valorização da cultura popular. 
OBJETIVO GERAL
            Estimular o gosto pela cultura popular e tornar conhecido o folclore brasileiro, desenvolvendo uma postura crítica de valorização ao saber popular e as diferenças socioculturais.
APRESENTAÇÃO
            Manter viva nossa cultura é um de nossos focos, portanto organizamos as atividades da gincana de tal forma que professores e alunos sintam-se à vontade para mostrar as variedades culturais não objetivando a competição em si, mas o enriquecimento cultural que o momento oferece, desde o planejamento e a realização das atividades em sala até  a culminância  do projeto da gincana folclórica que acontecerá  no período de 29 e 30 de agosto.
            A biblioteca em parceria com a supervisão orientará e auxiliará os professores no processo de ensino aprendizagem relacionadosas tarefas da gincana, que serão entregue aos professores com antecedência para que os mesmos possam desenvolver com os alunos.
            No dia 29 de agosto a gincana será realizada com os alunos de 1º ao 5º ano no horário da manhã. Faremos a abertura com apresentação de um grupo de perna de pau da escolaEstadual Professora Adélia Leal , em seguida iniciaremos as atividades da gincana. A turma vencedora ganhará uma aula passeio.
http://alfabeclicando.blog.uol.com.br/images/todos_folclore.jpg
            No dia 30 agosto a gincana será realizada com os alunos da tarde das turmas de 3º ano e PA-I, bem como, turmas do 6º e 7º anos, porém avaliaremos com critériodiferenciado, uma vez que  o 3º ano competirá com o PA-I e o 6º ano com o 7º ano entre si. A premiação será a mesma, uma aula passeio para turma vencedora.
ESCOLA MUNICIPAL PEDRO DE SOUZA
VEM AÍ A NOSSA I GINCANA FOLCLÓRICA!!!
        Estaremos no mês de agosto vivenciando o nosso folclore com muita animação e entusiasmo, participando da I Gincana Folclórica em nossa escola!
Data: 29-08-2012
PREMIAÇÃO: REALIZAÇÃO DE UMA AULA-PASSEIO PARA A TURMA CAMPEÃ
ATIVIDADES E PONTUAÇÕES
Melhor figura representando personagem do nosso folclore
10 pontos
Concurso de adivinhações (2)
10pontos por adivinhação
Melhor apresentação de encenação de lenda folclórica
10 pontos
Melhor dança folclórica
10 pontos
Comida típica (trazer um prato) (prova cumprida)
10 pontos
Melhor desenho de personagem do folclore
10 pontos
Contar uma lenda folclórica (prova cumprida)
10 pontos
Ler parlendas e trava-línguas (prova cumprida)
10 pontos
Qual é a música? Cantigas de roda (prova cumprida)
10 pontos
Apresentar um brinquedo popular (prova cumprida)
10 pontos
Melhor torcida- animação e comportamento
10 pontos
Prova surpresa
10 pontos


Vamos nos organizar e participar!




ESCOLA MUNICIPAL PEDRO DE SOUZA
PROJETO: SAÚDE E BEM ESTAR PARA QUALIDADE DE VIDA
(Elaborado pela Professora de Ciências -Débora Almeida)

Caruaru, Setembro de 2012.
JUSTIFICATIVA:
No cotidiano acompanhamos através da mídia diversas catástrofes climáticas e as mudanças ocorridas no mundo globalizado. Nunca se viu mudanças rápidas e efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos tempos. Muitos pesquisadores climáticos afirmam que os gazes poluentes são responsáveis pelo aquecimento global, causando o efeito estufa. Por outro lado o ser humano também sofre com estas mudanças: o estilo de vida, stress, o vício, drogas, sexo sem prevenção, a má alimentação, são exemplos do mundo em desenvolvimento e globalizado. Há uma relação intrínseca entre nosso cotidiano e o meio ambiente, a saúde e a alimentação.
Partindo desta premisse a equipe de professores da escola Pedro de Souza e os alunos da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Fase EJA, dando cumprimento a sua função educacional, pedagógica e inclusiva, oportunizou aos alunos uma vivência com o Projeto Bem estar e Saúde para uma qualidade de Vida, dando ênfase ao Aquecimento global e a Saúde e Saúde e Alimentação para uma Qualidade de Vida.
OBJETIVO GERAL:
Envolver os alunos para o desenvolvimento de suas potencialidades e oportunizá-los a colocar os conhecimentos obtidos na sala de aula

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Oportunizar aos alunos EJA a desenvolverem sua experiência na sala de aula e aprendizagem;
Desenvolver o espírito de cooperação entre os alunos;
Promover atitudes de reflexão sobre a importância de se viver dignamente com saúde e bem estar;
Possibilitar aos alunos a oportunidade de criar, vivenciar os conteúdos  e formular novas expectativas para o futuro de um planeta sustentável.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
·        Leituras de textos sobre os temas desenvolvidos: Doenças Sexualmente Transmissíveis, Exercícios Físicos, O perigo dos vícios e Drogas, Aquecimento global e Saúde, Saúde e Alimentação, Saúde e Tecnologia;
·        Pesquisas sobre os Temas propostos em revistas, internet, etc.;
·        Exibição de Slides sobre os Temas
·        Confecção de Cartazes e murais ilustrativos e informativos;
·        Exposição de Trabalhos.

CRONOGRAMA:
1ª Semana
Leitura de Textos
2ª Semana
Pesquisas
3ª Semana
Exibição de Slides
4ª Semana
Confecção de Cartazes
5ª Semana
Revisão dos Conteúdos
6ª Semana
Exposição dos Trabalhos

RELEVÂNCIA EDUCACIONAL:
Este projeto foi de grande importância para o envolvimento cognitivo dos alunos EJA, pois possibilitou ao educando maior desenvoltura, participação e enfrentamento da timidez.
RESULTADOS ALMEJADOS:
Aprendizagem, reflexão e domínio dos conteúdos estudados, e controle da timidez.
RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
1. MATERIAIS:
Cartazes, painel, maquete, utilitários para as diversas áreas das atividades, notebook, cartolinas, TNT, pincel atômico, fita durex, colas, etc.
2. HUMANOS:
Professores, Supervisor Pedagógico, bibliotecárias, Professora do PROINFO, secretárias.
AVALIAÇÃO:
Dar-se-á pela participação dos alunos no projeto e debates em sala de aula.
Professores Envolvidos no Projeto: SAÚDE E BEM ESTAR PARA QUALIDADE DE VIDA: (por ordem alfabética):
1.     Aline Salvador-Biblioteca
2.     Débora B. Almeida – Ciências
3.     Gilgleide Mendes Costa- Artes
4.     José Dorgival Tabosa- História
5.     Josefa Jeane Tabosa Pereira – Supervisora
6.     Maria das Graças da Silva – Profª – Fase I e II
7.     Maria Sandra – Professora PROINFO
8.     Micheline Texeira Tabosa – Profª – Fase I e II
9.     Viviane Santos Marinho – Geografia 
0.   Jade (Estagiária  de Ciências Biológicas)
Agradecimento: Agradecemos a todos que cooperaram direta ou indiretamente para o êxito deste Projeto. Parabéns a todos.




Escola Municipal Pedro de Souza
Laboratório de Informática – PROINFO.
Professora responsável: Sandra Mélo
Projeto Folclore
(Elaborado pelo Laboratório de Informática - PROINFO)

Justificativa
O folclore é a expressão mais forte da maneira de viver de cada grupo social. Assim, levando em consideração a importância das manifestações culturais na vida da população e a necessidade de sua preservação, desenvolvi este projeto, na tentativa de perpetuar este importante elemento de identidade cultural.
Portanto, o saber popular é um dos pontos de partida para o  fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise sobre o folclore brasileiro através do diálogo com os alunos, de questionamentos a respeito de suas próprias experiências sobre as diversas lendas, brincadeiras, brinquedos, parlendas, cantigas, trava-línguas e etc., levando-os a pesquisarem sobre o tema em questão.
O professor pode integrar o conteúdo dos livros didáticos, com outras mídias para a pesquisa e/ ou aprofundamento dos conteúdos.
Objetivo Geral:
            Fazer com que os alunos, conheçam,explorem e diversifiquem os seus conhecimentos sobre o folclore, usando o laboratório de informática.
Objetivos Específicos:
Serão propostas atividades visando resgatar a cultura popular através de: lendas, parlendas, cantigas de roda, brincadeiras, trava-línguas, e advinhas. As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno. Os alunos pesquisarão manifestações da cultura popular brasileira, criarão desenhos que possam ilustrar os textos (parlendas, trava-línguas, contos) trabalhados em sala referentes ao tema. Para tanto, utilizaremos o laboratório de informática.
Desenvolvimento:
As turmas do 1º ao 5º ano e dos 6ºs e 7ºs anos, assistirão vídeos sobre as principais lendas do folclore.
  • Jogos da memória, colorir e completar os nomes dos personagens do folclore.
  • Jogos, caça-palavras, atividades no processador de texto com provérbios.
  • Jogos  diversos, caça-palavras, estudar trava língua e ditados populares    
Recursos Utilizados           
Computadores com Internet
Projetor ProInfo
Softwares de jogos

Avaliação
            Os alunos serão avaliados pela sua participação, desempenho e elaboração das atividades.
Conclusão
            O projeto foi desenvolvido no mês de agosto pela professora do ProInfo, onde os alunos no decorrer do mês, poderão entender um pouco mais sobre a cultura de um povo”Folclore”  evolvendo-se e  participando das atividades propostas e contribuíram na gincana folclórica que será a culminância do projeto da Biblioteca Monteiro Lobato.Tudo transcorreu dentro do planejado.
A turma recebeu o assunto muito bem, pois  folclore é um tema que eles já conhecem, e então se tornou fácil a motivação e a participação de todos, principalmente porque atividades eram baseadas em jogos educativos, onde eles já tinham um conhecimento prévio sobre o assunto. Percebemos que algumas histórias contadas em vídeos chamaram mais atenção por serem lendas, o encanto e suspense do cine  aguçou  a curiosidade.


BIBLIOGRAFIA

PINTO, Gerusa Rodrigues. PINTO, Frances Rodrigues. Dia-a-dia do Professor. Datas comemorativas, Projetos e murais. Mês de agosto. Volume 6. 2ª edição. Editora FAPI, 2001.



Escola Municipal Pedro de Souza
Laboratório de Informática – PROINFO.
Professora responsável: Sandra Mélo
Paz na Escola
(Elaborado pelo Laboratório de Informática - PROINFO)


Disciplinas envolvidas: Multidisciplinar
Justificativa:
O tema permite que o aluno perceba a existência do outro como ser  humano,valorizando atitude e respeito, auxiliando-o na construção de sua identidade, na relação interpessoal, na preservação do meio ambiente e na construção de valores.

Objetivos:
 Geral
            Promover e direcionar uma ampla discussão acerca das conseqüências causadas pelas pela violência em todos os seus níveis, valorizando atitudes de respeito e solidariedade com a finalidade de diminuir os índices de agressividade na escola, especialmente no momento do intervalo.
Específicos

  • Promover a reflexão dos alunos sobre a importância de uma convivência pacifica através de vídeo aula;
  • Desenvolver atitudes de respeito mútuo e cooperação entre todos publicando cartazes;
l  Estudar em vídeo aula sobre os direitos humanos.


Ações Realizadas:
·         Exibição de vídeo aula, DVD  “Regras na Escola”;
·         Slides apresentando cartazes de boa convivência;
·         Realização de aula passeio;
·         Organização de lanche coletivo incentivando o exercício da partilha e cooperação.
Atitudes e valores vivenciados:
Através das atividades propostos e objetivos a serem alcançados, valores como: paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo e humildade serão discutidos e promovidos como atitudes essenciais à convivência em sociedade, estimulando assim ao respeito mútuo, onde cada aluno deverá conhecer seus direitos e deveres como também os do seu próximo.
           
Avaliação
A  avaliação acontecerá em caráter processual, no decorrer de cada atividade e proposta apresentada pelo presente projeto,assim como na participação de todas as turmas na culminância do mesmo em programação especial no Parque Ambiental Severino Montenegro.

Não existe um caminho para a PAZ.
A PAZ é o caminho.
Mahatma Gandhi 




2012 
PROJETO: 
CONTOS AFRICANOS:
 RESSIGNIFICANDO A CULTURA AFRICANA

 BIBLIOTECA MONTEIRO LOBATO
BRIGADA LEITORA E DA CIDADANIA
COORDENADORA: ROSELI PENNYCOOK


(Elaborado pela  Bibliotecária Roseli Pennycook)


OBJETIVO

            Conscientizar os alunos da necessidade de se libertarem do preconceito, despertando assim para atitudes críticas e conscientes em relação ao racismo, valorizando a diversidade cultural, as diferenças de etnia ou raças, instigando o senso de solidariedade, cidadania e respeito mútuo.

APRESENTAÇÃO

            Tendo observado que a discriminação existe de forma involuntária e que se arraiga cada vez mais na educação, sentimo-nos motivados a até com a obrigação de trabalhar tal tema. A discriminação está presente com respeito as raças, etnias, cores, diferenças por menores que sejam,queremos assim transformar e conscientizar nossos alunos de que todos são diferentes porém, somos iguais por termos os mesmos direitos ao respeito e a dignidade.
            Através da Literatura Africana podemos estudar, conhecer e valorizar a história e cultura do povo africano tendo em vista que contar histórias é uma arte que vem sendo usada pelos africanos desde a antiguidade ela servia para ensinar passar saberes e tradições do povo de geração em geração. Falar ao povo de seus costumes, tradições e memória de uma forma dinâmica através da contação de história atraem cada vez mais os ouvintes. Este costume continua até hoje na África.
            Nos livros de contos africanos os autores repassam a história de um povo guerreiro, sofrido e oprimido, mas que traz no sangue a alegria e a garra de lutar por sua liberdade e direitos.
            Sendo assim com a pesquisa e em especial através de contos africanos vamos atingir nossos objetivos.


DESENVOLVIMENTO



            Iniciaremos o referido projeto com as pesquisas em livro e internet sobre a história da África.
            Sendo assim as oficinas da Brigada serão realizadas diversas atividades voltadas para o tema leituras de contos africanos e estudo em especial voltado para o preconceito e a luta dos negros pelos seus direitos.
            Além das oficinas algumas atividades e ações serão realizadas pela Brigada em parceria com professores e com oficina de Jornal do  Mais Educação.

AÇÕES

AÇÃO 1

 Oficina (1)
 - Estudo da áfrica
 - Pesquisa e estudo em livros e internet sobre a história dos Africanos
 - Leitura coletiva do livro Meu Boneco Pretinho


AÇÃO 2

FESTIVAL DE CONTOS AFRICANOS
- Esta  ação será realizada na quadra de nossa escola com os alunos de 1º ao 5º ano.
- Breve explanação sobre a cultura africana e a necessidade de todos se livrarem do preconceito. ( Professora Roseli)
- Apresentação das poesias do livro “Berimbau Mandou te Chamar”  em forma de  jogral pelos alunos da brigada
- Explicação de como surgiu a capoeira e seu objetivo pelas alunas Hadassa, Maria Gabriela e Awanna Ially.
- Sussurros poéticos com poesias africanas  pelos alunos da brigada
- Contação de  contos africanos pelos alunos da brigada

AÇÃO 3


VISITA AO QUILOMBO DO CASTAINHO NO MUNICÍPIO DE GARANHUNS


Esta ação é uma parceria da Brigada Leitora e da Cidadania com o  Programa Mais Educação na oficina de Jornal  de nossa escola.
-O transporte para esta aula passeio foi fornecido pelo  Programa Mais Educação.
-Faremos uma visita  a cidade de Garanhuns e conheceremos  o Quilombo do Castainho.
- Na ocasião os alunos da brigada leitora realizará um festival de contos africanos numa escola da comunidade.
-Faremos entrevistas com o líder da comunidade Sr. José Carlos, com  um morador mais antigo da  comunidade e um morador  jovem.
-Um grupo da comunidade realizará uma apresentação cultural para nossos alunos.
-Todo o evento será  coberto pela oficina de jornal do mais educação com a monitora Denice.
-O evento e todas as entrevistas serão filmados para uma posterior aula na nossa escola para todos os alunos, em parceria com o professor Dorge Tabosa. 
_ No horário de meio-dia almoçaremos em Garanhuns no Sesc da Cidade.
-Após o almoço os alunos visitarão  o Parque da Cidade Rubervanderlindem.
- As 14h e 30min  iremos a escola CAIC em Garanhuns para realizar um Festival de Contos Africanos.
-Será servido um lanche para os alunos e em seguida retornaremos