SEJAM BEM VINDOS !

BEM VINDOS!

O blog da Escola Municipal Pedro de Souza, tem como objetivo expressar os acontecimentos do nosso dia a dia,sejam dos mais simples aos de grande importância.

" O ESTUDO É A LUZ DA VIDA!

ACESSE O JORNAL PROINFO PEDRO DE SOUZA
http://www.wikijornal.com/proinfo

EMAIL - esc.pedrodesouza@hotmail.com.br

Pesquisar este blog

MAPA

quarta-feira, 30 de maio de 2012

DIA DO DESAFIO 2012

Realizado anualmente sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio foi criado no Canadá, em 1983, e vem sendo difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (Tafisa). Desde 1995, o Sesc  coordena o evento nas Américas, em parceria com as prefeituras municipais.

http://pedrodesouzaemao8.blogspot.com.br/2012/01/dia-do-desafio-2012.html

sexta-feira, 25 de maio de 2012

O PROFESSOR DORGE INOVA SUAS AULAS DE ARTE NO 7º "A" ,PESQUISANDO NA INTERNET.

Pesquisando a biografia de Luiz Gonzaga

 Luiz Gonzaga nasceu em Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Foi um compositor popular. Aprendeu a ter gosto pela música ouvindo as apresentações de músicos nordestinos em feiras e em festas religiosas. Quando migrou para o sul, fez de tudo um pouco, inclusive tocar em bares de beira de cais. Mas foi exatamente aí que ouviu um cabra lhe dizer para começar a tocar aquelas músicas boas do distante nordeste. Pensando nisso compôs dois chamegos: "Pés de Serra" e "Vira e Mexe". Sabendo que o rádio era o melhor vínculo de divulgação musical daquela época (corria o ano de 1941) resolveu participar do concurso de calouros de Ary Barroso onde solou sua música “ Vira e Mexe” e ganhou o primeiro prêmio. Isso abriu caminho para que pudesse vir a ser contratado pela emissora Nacional.

http://pedrodesouzaemao8.blogspot.com.br/2012/02/o-professor-dorge-inova-suas-aulas-de.html

domingo, 20 de maio de 2012

A PROFESSORA IVANISE DO 3º ANO, REALIZA SUA AULA DE ARTE NA SALA DO PROINFO, EXIBINDO FILME .

Apreciar um filme e conhecer sua história desenvolve muito o raciocínio da criança. 


http://pedrodesouzaemao8.blogspot.com.br/2012/02/professora-ivanise-do-3-ano-realiza-sua.html

A PROFESSORA DE RELIGIÃO DÉBORA ALMEIDA,TRABALHOU COM SUA TURMA DO 6º ANO "B" O HINO DA CIDADE DE CARUARU,SUA LETRA E MELODIA.


Hino do município de Caruaru

  •  Letra por José Florêncio Neto (Machadinho) 
  • Melodia por José Florêncio Neto (Machadinho)
  Dados de edição indisponíveis [iniciar] Decreto nº 10/72, de 17 de maio de 1972 - Ementa: Constitui o Hino Oficial do Município de Caruaru e dá outras providências a composição, em letra e música, do professor José Florêncio Neto (Machadinho). Art.2º - 
Professora Débora Almeida 

http://pedrodesouzaemao8.blogspot.com.br/2012/01/professora-de-religiao-trabalhou-com.html

sexta-feira, 18 de maio de 2012

ALUNOS DA FASE I,II,III E IV - APRECIAM A HISTÓRIA DE CARUARU CONTADA EM DIVERSOS MODOS..

História de Caruaru
 155 anos 

 Apresentada pelo Professor Historiador Dorge Tabosa, pela Bibliotecária Alyne Salvador com a colaboração do PROINFO.



http://pedrodesouzaemao8.blogspot.com.br/2012/01/alunos-da-fase-iiiiii-e-iv-apreciam.html

PROJETO PRINCESINHA DO AGRESTE

Culminância do projeto Princesinha do Agreste com os alunos do anexo da Escola Municipal Pedro de Souza, assistidos pelos alunos da escola Estadual Rosilda Maciel. Foram participantes deste projeto os alunos do 1° ano A e B, 3°, 4° e 5° anos. Ficamos muito felizes com a participação e empenho de todos para que este momento acontecesse.

http://pedrodesouzaemao8.blogspot.com.br/2012/01/projeto-princesinha-do-agreste.html

quinta-feira, 17 de maio de 2012

A PROFESSORA DÉBORA REALIZA ATIVIDADES COM ALUNOS DO TEMPO INTEGRAL 6º ANO "B" SOBRE SERES VIVOS.

Além da característica de que os seres vivos são formados de células, existem outros aspectos que devem ser considerados, uma vez que se verificam somente entre eles. Os seres vivos, por exemplo, necessitam de alimento, passam por um ciclo de vida e são capazes de se reproduzir.




http://pedrodesouzaemao8.blogspot.com.br/2012/01/professora-debora-realiza-atividades.html

A PROFESSORA IVANISE DO 3º ANO, REALIZA SUA AULA SOBRE BIOMA NA SALA DO PROINFO, EXIBINDO UM VÍDEO AULA.

Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

http://pedrodesouzaemao8.blogspot.com.br/2012/01/professora-ivanise-do-3-ano-realiza-sua.html

ALUNOS DO 6º ANO "B" PARTICIPANDO DO TEMPO INTEGRAL COM AULA DE XADREZ, SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFº REINALDO DO NASCIMENTO

O Xadrez proporciona diversos benefícios, é uma atividade que facilita a aprendizagem de outros conteúdos, como história, quando apresentase o próprio desenvolvimento do jogo; a geografia, ao contar sobre sua disseminação pelos diversos continentes. O estudo de seu tabuleiro relaciona-se a conteúdos de matemática e geometria, tornando-o ferramenta para um ensino mais prazeroso e eficaz. Os benefícios de sua prática iniciam-se quando o adolescente passa a conhecer e a exercitar o domínio do tabuleiro, o que resulta em ganhos para sua noção espaço-dimensional. Depois do tabuleiro são apresentadas as peças, cada qual com suas características físicas, seus movimentos e papel no jogo, auxiliando o desenvolvimento da memória e da concentração. O desenvolvimento do jogo, com a integração das peças e os cálculos das jogadas exercitam o raciocínio lógico e imaginação, assim como a escolha do próximo lance valoriza sua iniciativa e autonomia.(Partos, Charles 1978)
 
http://pedrodesouzaemao8.blogspot.com.br/2012/01/alunos-do-6-ano-b-participando-do-tempo.html

ALUNOS DA FASE III PARTICIPAM NA AULA DE RELIGIÃO, REFLETINDO SOBRE O " VALOR DA FAMÍLIA" SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA DÉBORA.

http://pedrodesouzaemao8.blogspot.com.br/2012/01/alunos-da-fase-iii-participam-na-aula.html

sexta-feira, 11 de maio de 2012

AULA DE ARTE EM HOMENAGEM AO DIA DAS MÃES 2012.

     No Dia da Mãe, os filhos costumam organizar e oferecer surpresas às suas mães, para lhes mostrarem o quanto gostam delas e para agradecer todo o empenho e dedicação destas ao longo dos anos. 
         Para o Dia das Mães a professora de Arte Cristiane, realiza junto com os alunos dos 6ºs anos "A" e "B" trabalhos manuais.


http://pedrodesouzaemao8.blogspot.com.br/2012/01/aula-de-arte-em-homenagem-ao-dia-das.html

ALUNOS E PROFESSORAS DO 1º AO 5º ANO REALIZAM ATIVIDADES EM SALA ALUSIVO, AO DIA DAS MÃES.





COMEMORAÇÃO ALUSIVA AO DIA DAS MÃES 2012 NA ESCOLA PEDRO DE SOUZA

Origem do Dia das Mães no Brasil.

 No Brasil, o Dia das Mães foi introduzido pela Associação Cristã de Moços (ACM), em maio de 1918. A data passou a ser celebrada no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado, em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas. Em 1949, vários proprietários de lojas de São Paulo, lançaram uma grande campanha publicitária incentivando a compra de presentes para as mães e o hábito de presentear as mães ganhou impulso. Fonte: Duarte, Marcelo - O Guia dos Curiosos. Cia da Letras, S.P., 1995.

http://pedrodesouzaemao8.blogspot.com.br/2012/02/blog-post_01.html

quarta-feira, 9 de maio de 2012

A COORDENADORA ROBERTA ELÂINE E AS PROFESSORAS REALIZAM O PLANTÃO PEDAGÓGICO DO TURNO DA MANHÃ.

PLANTÃO PEDAGÓGICO

 É um momento que tem como objetivo fazer com que os pais e responsáveis pelos alunos tomem contato com a vida escolar dos seus filhos, através do diálogo direto com os professores e a equipe técnica da escola.


http://pedrodesouzaemao8.blogspot.com.br/2012/01/coordenadora-roberta-elaine-e-as.html

A COORDENADORA JEANE TABOSA E OS PROFESSORES REALIZAM O PLANTÃO PEDAGÓGICO DOS TURNOS TARDE E NOITE.

PLANTÃO PEDAGÓGICO 

É um momento que tem como objetivo fazer com que os pais e responsáveis pelos alunos tomem contato com a vida escolar dos seus filhos, através do diálogo direto com os professores e a equipe técnica da escola.

http://pedrodesouzaemao8.blogspot.com.br/2012/05/plantao-pedagogico-dos-turnos-tarde-e.html

sábado, 5 de maio de 2012

ALUNOS DO 6º ANO "B" PARTICIPAM NA AULA DE RELIGIÃO, REFLETINDO " O VALOR DA FAMÍLIA" SOB A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA DÉBORA ALMEIDA

Acreditamos que a parceria entre família e escola é essencial para atingir os objetivos educativos; porém, é fundamental que a construção dessa parceria esteja fundamentada no consenso sobre nossa filosofia e currículo. A partir de debates a professora de Religião trabalhou: 

  •  Valores
  •  Amizade 
  • Honestidade 
  • União e outro...  Em prol de valorizar a Família na vida de cada um dos alunos. 

 Professora: Débora Almeida
http://pedrodesouzaemao8.blogspot.com.br/2012/01/aula-de-religiao-refletindo-o-valor-da.html

ALUNOS DA TURMA MULTISSERIADA,VIVENCIAM AULA CINE CULTURAL, EM AULA DE ARTE, ASSISTINDO FILME NA SALA DO PROINFO.


Nas aulas de Artes e de Informática Educativa, a ideia do ProInfo é levar a Turma multisseriada a atenção e concentração, a unir tecnologia e criatividade, para relatar oralmente o texto do filme.
http://pedrodesouzaemao8.blogspot.com.br/2012/01/alunos-da-turma-multisseriada.html